segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O 25 de Novembro

Na manhã do dia 25 de Novembro, as tropas páraquedistas da Base Escola de Tancos receberam ordens para ocupar o Comando da Região Aérea instalado no Monsanto e as bases aéreas do Montijo, Ota, Monte Real e Tancos. Os militares do Ralis avançaram sobre o aeroporto de Lisboa, cortaram os acessos à capital através da autoestrada e as tropas da Escola Prática de Administração Militar ocuparam a RTP.



O golpe antecipado pelo Grupo dos Nove eclodia por fim em plena luz do dia. Chegara o momento da clarificação forçada pelo agravamento da instabilidade. Ou o processo revolucionário dava finalmente um salto e se transformava numa revolução irreversível ou era travado e abria caminho ao desmantelamento de todas as conquistas.  


O 25 de Novembro acabou por representar uma grande derrota da Esquerda militar, a sua desarticulação e desagregação e o desaparecimento do MFA como movimento militar revolucionário organizado. “Mas não representou a derrota definitiva da Revolução, como alguns se apressaram a concluir”, garantiu Álvaro Cunhal.


Sem comentários: