A família Cunhal mudou-se para Lisboa em 1924. As mortes de António José com 24 anos e de Maria Mansueta com apenas 7 anos deixaram marcas profundas. Álvaro Cunhal tinha 5 anos quando a irmã morreu. “Durante alguns anos praticamente inutilizou a vida da minha mãe pela dor de tal perda. Também, neste mesmo período, a vida foi muito complicada, muito difícil”. António José, três anos mais velho que Cunhal, morreu com tuberculose e gangrena pulmonar em 1933.
Lisboa
Teve uma vida intensa ligada ao cinema experimental. Realizou um filme de elevada dificuldade técnica. A Lenda de Miragaia representa o auge da sua curta vida artística. Trata-se de uma animação que recorre às silhuetas animadas, sendo o único filme português conhecido a utilizar a técnica neste período. António Cunhal e Raul Faria utilizaram os métodos pioneiros da primeira longa-metragem de animação do cinema europeu, As Aventuras do Príncipe Achmed, de Lotte Reinigir. Numa entrevista concedida em Março de 1930 à publicação Cinéfilo, confessaram o entusiasmo pela nova técnica. “Nada há escrito sobre o assunto. Nada há que nos sirva de guia”. Conheciam a obra de Lotte Reinigir e sabiam que o seu trabalho tinha contado com a ajuda de inúmeros desenhadores e de auxiliares para recortar as figuras. “Nós acumulamos todas essas funções. Somos os dirigentes e os operários, simultaneamente”. António Cunhal assumia-se como um artista modernista e encontrou na absoluta originalidade da técnica das silhuetas uma motivação acrescida. A Lenda de Miragaia tornou-se numa obra de referência.
Sequência d' A Lenda de Miragaia
Sem comentários:
Enviar um comentário